Respiração: a fonte da vida e da saúde.


Os povos primitivos de grande espiritualidade e superstição possuíam a noção que existe uma força fluída invisível que preenche toda a Natureza e anima os seres vivos; estando ligada diretamente a qualidade da  saúde e entrando no corpo pela respiração. Em resumo atribuíam ao ar « A  Fonte da Vida e da Saúde». Cada cultura deu-lhe um nome: Qi, Chi, na China;  Ki no Japão;  Prana,  Shakti, Kundalini na India;  Energia Vital, Luz, Sopro no Brasil; Axé na África; Tane ou Ti no Havai;  Mana  na  Oceania;  Aither (Eter) e Pneuma na Grécia; Ankh no Egito;  Ruach dos Hebreus; Aura e Spiritus em Roma.

O equilíbrio e a harmonia  dessa Energia  ilimitada que vem  da Fonte Suprema  é que gera a Vida e a Saúde. Com  o passar  do  tempo foram criados mais nomes: Quintessência Vril,  Força  Ódica, Orgone, Bioplasma, Telesma, Baraka, Magnetismo, Força Vital,  Fogo Cósmico, Fogo da Serpente, O Dragão da Terra, a Força. Praticamente  todas as doutrinas de artes marciais de esoterismo, filosofia e metafísica baseada no Taoismo apresentam esse conceito de Energia Espiritual. Essas Energias (Prana, Chi, Ki, Energia Vital) seja qual nome atribuido é a Essência ou substância responsável por tudo que existe debaixo do Sol, e também o Sol. Ele permeia tudo e compreende tudo; seja física, metafisicamente falando, a Energia Vital é a anima, a força nutridora que está no centro do crescimento e desenvolvimento do Cosmos, Terra e Humanidade. Esta força que faz a Energia Vital circular pelo corpo é a RESPIRAÇÃO. Uma respiração natural e profunda nutre os órgãos  internos,  purifica e revitaliza  o corpo, acrescenta  tanto a quantidade de glóbulos vermelhos bem oxigenados como elimina dióxido de carbono.

No corpo humano o Chi é a Energia fundamental que sustenta a vida e está presente nos processos biológicos vibratórios de cada uma de milhões e milhões de células. Ela impulsiona todas as atividades do organismo de todos os seres vivos.

Se voce estiver triste, com angústia e cheio de autopiedade, expire, esvazie os Pulmões, e traga Energia, Amor e fortalecimento em todas as suas relações… Então respires em plena felicidade!!!

A respiração está intimamente ligada às funções do cérebro e exerce influência profunda no estado de espírito. Ela  é vital para os seres vivos. E, em  grande parte os humanos  necessitam de hábitos corretos de respirar para adquirir vitalidade ou imunidade contra  as enfermidades.
A respiração natural e profunda é a técnica básica que nutre e equi libra os  meridianos  (canais  onde circula a  Energia Vital,  «CHI»),  as emoções e o sistema endócrino. O  principal   responsável   pelo enchimento e esvaziamento dos Pulmões é um músculo muito resistente chamado  DIAFRAGMA. Ele é o piso da cavidade peitoral e o teto do abdome. Os antigos mestres o chamam de «Mar da Respiração» ou é, também, chamado de «Músculo Espiritual». O umbigo é a fusão do Sopro. O segredo da boa  saúde está no abdome. Os chineses chamam de «TAN’TIEN»  e os  japoneses de «HARA». Ponto situado logo abai- xo do umbigo. »Tan’Tien» nutre os Órgão Internos dando-lhes poder e resistência. Ele é o centro de Energia Vital.  É  nossa bússola interior  que  nos conduz a vida perfeita e nos mantém em sintonia  com o Cosmos. O Tan’Tien está  localizado três dedos abaixo do umbigo no ponto de Acupuntura, Vaso da Concepção nº 6 (Qihai = Mar do Chi). Concentre-se  neste  ponto enquanto respira, natural e profundo, dentro do abdome inferior.
A respiração deve ser pelas narinas  tanto  na  inspiração quanto na expiração.

«Nossa respiração é uma embarcação frágil que nos carrega desde o nascimento até a morte.» Dr. Frederick Leboyer